domingo, 24 de março de 2013

Electric Light Orchestra - Evil Woman

Electric Light Orchestra (ELO) foi uma banda de rock britânica dos anos 70 e 80.

Depois de várias mudanças na formação, o grupo alcançou sucesso no final dos anos 70 com ajuda da música disco. Com o fim da ELO em 1986, seu líder Jeff Lynne autorizou que uma versão da banda com ex-integrantes fosse formada em 1990. O grupo foi chamado Electric Light Orchestra Part Two, lançando dois álbuns de pouca repercussão durante os anos 90.

Jeff Lynne reformulou a banda e retornou com a Electric Light Orchestra em 2001.

Apesar de singles de sucesso no início, no Reino Unido, a banda foi inicialmente mais bem-sucedido nos Estados Unidos, anunciado como "Os caras ingleses com os violinos grandes". Eles logo ganharam status de cult depois apesar das críticas mornas de volta em seu país natal no Reino Unido. Em meados da década de 1970, eles haviam se tornado uma das maiores bandas de venda no mundo. De 1972 a 1986, a ELO acumulou 27 Top 40 singles de sucesso no Reino Unido e nos Estados Unidos. O grupo também detém o recorde de ter mais Billboard Hot 100 Top 40 hits do que qualquer outra banda na história dos Estados Unidos sem nunca ter um único single número um.
ELO obteve 19 prêmios da Music Canada, 21 da RIAA e 38 da BPI, e vendeu mais de 100 milhões de álbuns no mundo inteiro durante o período ativo.


Nascimento da banda

No final dos anos 60, Roy Wood, guitarrista, vocalista e compositor do The Move, teve a idéia de formar uma nova banda que iria usar violinos, violoncelos, contrabaixos, metais e madeiras para dar a sua música um clássico som, tendo a música rock em sentido "que os Beatles tinham deixado". Jeff Lynne, líder do grupo de Birmingham, The Idle Race, estava animado com o conceito. Em janeiro de 1970, quando Carl Wayne deixou The Move, Jeff Lynne aceitou convite de Roy Wood segundo para entrar na banda sob a condição de que eles concentrariam a sua energia no novo projeto.

Em 12 de Julho de 1970, quando Wood acrescentou violoncelos múltiplos para uma canção escrita por Lynne se iniciou o novo conceito. "10538 Overture" se tornou a primeira música da Electric Light Orchestra. Para ajudar a financiar a banda novata, mais dois álbuns foram lançados da The Move durante as gravações ELO. O álbum de estréia resultante The Electric Light Orchestra foi lançado em 1971. (Foi lançado nos Estados Unidos em 1972 como "No Answer,[3] sendo o nome escolhido por um secretário da gravadora que tentou ligar para a empresa britânica e obter o nome do álbum - já que eles foram incapazes de manter contato, ele deixou um bilhete dizendo: "Sem resposta" e é assim que o álbum se tornou nomeado os EUA) "10538 Overture" se tornou um hit top-ten no Reino Unido. Jeff Lynne, Roy Wood, e Bev Bevan foram os membros iniciais da Electric Light Orchestra. Eles se juntaram em 1971 com Bill Hunt (teclados) e Steve Woolam (violino).

O primeiro concerto da ELO teve lugar em 15 de abril de 1972 no The & Hound's Pub Fox em Croydon, Reino Unido com um line-up de Roy Wood, Jeff Lynne, Bev Bevan, Bill Hunt (chifres, teclados), Wilfred Gibson (violino), Hugh McDowell (violoncello), Mike Edwards, Andy Craig (violoncelo) e Richard Tandy no baixo.

No entanto, logo surgiram tensões entre Wood e Lynne, devido a problemas com a gerência. Entre as gravações para o segundo LP da banda, Wood deixou a banda, levando os violoncelistas McDowell e Hunt com ele para formar a banda Wizzard. Apesar das previsões da imprensa da música que a banda iria arruinar sem Wood, que tinha sido a força matriz por trás da criação da ELO, Lynne intensificou a liderar a banda, com Bev Bevan restante na bateria, acompanhado por Gibson, Richard Tandy (agora em diante o sintetizador Moog), Mike de Albuquerque no baixo e vocais e Mike Edwards e Colin Walker nos violoncelos.

A banda lançou seu segundo álbum, ELO 2 em 1973, que produziu seu primeiro single gráfico nos EUA com uma versão extremamente elaborada do clássico de Chuck Berry "Roll Over Beethoven". ELO também fez sua primeira aparição no American Coreto.

Durante a gravação do terceiro álbum, Gibson foi demitido depois de um disputa por dinheiro e Walker deixou a turnê por ter ficado longe de sua família por muito tempo. Mik Kaminski ingressou como violinista, mantendo-se o violoncelista Edwards e McDowell, que voltou para a ELO. O álbum lançado chamado "On The Third Day", foi lançado no final de 1973, com a versão americana com o sucesso "Showdown", juntamente com uma fotografia incomum, tirada pelo famoso fotógrafo Richard Avedon , que tinha os integrantes expondo seus umbigos.(Wiki)


Letra > Tradução

Mulher Má

Você fez de mim um tolo
Mas os sonhos desfeitos tenho para terminar
Ei mulher você conseguiu o blues
Porque você não tem mais ninguém para usar
Há uma estrada aberta que leva a lugar nenhum
Então, basta fazer algumas milhas entre aqui e lá
Há um buraco na minha cabeça quando a chuva vem
Você tomou meu corpo e jogou para ganhar
Ha, ha mulher, é uma vergonha
Mas você não tem ninguém para culpar

Mulher má, mulher má
Mulher má, mulher má.

Laminados dentro de outra cidade
Acertar algum ouro, quente demais para se acalmar
Mas um tolo e seu dinheiro logo se vão maneiras distintas
E você descobriu um mentiroso tolo em uma ofuscação
Ha ha mulher
O que você vai fazer
Você destruiu todas as virtudes que o Senhor lhe deu
É tão bom que você está sentindo dor
Mas é melhor você começar a enfrentar a sua placa e treinar muito para a próxima
(Repete refrão)

Mulher má como você me fez mal
Mas agora você tem a lamentar uma canção diferente
Ha, ha engraçado como você me quebrou
Você fez o vinho agora você bebe um copo
Eu vim correndo todas as vezes que você chorou
Eu pensei eu vi o amor sorrindo em seus olhos
Ha, ha muito bom saber
Que você não tem nenhum lugar para ir

Nenhum comentário:

Postar um comentário