Entre alguns dos seus sucessos estão "You've Got a Friend"; "Carolina in My Mind"; "Sweet Baby James"; "Fire and Rain"; "México"; "Shower the People"; "How Sweet It Is"; e "Only a Dream in Rio". Na vida profissional, James pertence a "escola estilísticas de músicos" que inclui parceiros como Paul McCartney, George Harrison, Carole King, Joni Mitchell, Carly Simon, Art Garfunkel, Paul Simon, David Crosby, Graham Nash, Jackson Browne, Linda Rondstadt, Bonnie Raitt e Stevie Wonder; e no período que ele se comercializou, estava entre grupos de músicos (além destes já mencionados) como: Don McLean, John Denver, Jim Croce e Cat Stevens apesar de nunca ter tocado com estes últimos.
Biografia
Filho de um médico, Isaac Taylor (1921-1996) e de Gertrude Woodard, professora de música e cantora lírica. É o segundo de cinco irmãos. Em 1951, quando James tinha 3 anos, o pai, o Dr. Taylor foi eleito professor assistente da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, e a família mudou se de Boston para o Sul. Todos três irmãos, Alex (1947-1993), Livingston, e Hugh, e sua irmã, Kate, se tornaram músicos e gravam álbuns independentemente.
James estudou violoncelo na infância, mas começou a aprender violão em 1960. Em 1963, James entrou na Milton Academy, uma escola preparatória em Massachusetts. No primeiro verão ele conheceu Kootch Kortchmar, enquanto morava em Martha's Vineyard; e os dois formaram uma dupla country. James abandonou a escola com 16 anos e, junto a seu irmão, Alex, formou um conjunto. James sofreu de depressão ainda jovem e teve que se internar no McLean Psychiatric Hospital em Massachusetts. Após dar alta, foi para Nova Iorque e em 1966 formou seu novo conjunto, The Flying Machine, junto a Kortchmar e Joel O'Brien. Eles tocaram em Greenwich Village e conseguiram um contrato com uma pequena gravadora inexperiente, Rainy Days Records. O nome surgiu da própria música de Taylor, Rainy Day Man. Eles conseguiram lançar um compacto simples com Brighten Your Night with My Day e do lado B, Night Owl. O disco não teve bons resultados e o conjunto se dissolveu no ano seguinte, 1967, embora essas mesmas músicas vão re-aparecer no futuro, em grande estilo e com maior sucesso, em discos de ouro e platina que James não imaginava ainda.
Influência e início da carreira
James Taylor cresceu em Carolina do Norte, EUA, e passava o tempo ouvindo música Country e música Gospel do programa semanal Grand Ole Opry e ouvia também os músicos do estilo soul nos locais que eles tocavam, como James Brown, Joe Tex e Don Covey.
James começou tocando enquanto ainda moço, em um conjunto da sua escola secundária e profissionalmente, no final dos anos 1960, ligado a country-gospel da época. Em 1968, Taylor se mudou para Londres. Ele foi contratado pela Apple Records após ter dado um demo a Peter Asher (do conjunto Peter & Gordon) que trabalhava, então, para os Beatles, e por sua vez, tinha mostrado a fita a Paul McCartney que gostou da música, e o primeiro álbum de Taylor foi lançado: James Taylor. O álbum fora produzido por Paul McCartney. Mas, justamente em 1969, a Apple entrou num período de dissolução entre os Beatles. Peter Asher se mudou para a California e James seguiu seus passos para gravar seus próximos dois projetos. James nunca chegou a morar na California, mas a maioria dos músicos com quem ele trabalhou e seu empresário musical, Peter Asher, estavam, agora, na Califórnia, portanto ele passou muito tempo lá.
Obviamente com as gravações que realizou no período 68/69, em Londres, Taylor já conseguia chamar a atenção da indústria Norte-americana com, pelo menos, três canções: Carolina in my Mind (com a colaboração de Paul McCartney, nos vocais e baixo e George Harrison), Something in the Way She Moves e The Blues is Just a Bad Dream. Agora, com o seu empresário e contatos na Califórnia, sua recente bagagem musical, e com seu carisma ao seu lado, James assinou um novo contrato com a Warner WEA.
Todos os seus álbuns, com exceção de um, alcançaram vendas recordes que o renderam certificados de ouro ou platina, enquanto o álbum Greatest Hits, de 1976 o rendeu certificado de diamante por mais de dez milhões de cópias vendidas.
Letra(Tradução)
Fire And Rain
Fogo e Chuva
Na manhã de ontem me deixaram saber que você se foi
Susanne o esboço que eles fizeram te deram um fim
Eu andei por aí de manhã e escrevi essa canção
Só não consigo me lembrar a quem enviaria
Tenho visto o fogo e também a chuva
Tenho visto dias ensolarados que eu pensei que nunca acabariam
Tenho passado horas solitário quando eu não poderia encontrar um amigo
Mas eu sempre pensei que eu veria você de novo
Você não olharia por mim, Jesus
Você tem me ajudado e me feito esperar
Você tinha que me ver outro dia
Meu corpo esta dolorido e meu tempo esta em suas mãos
E eu não farei isso mais
Oh, Eu tenho visto fogo e chuva
Tenho sentido os dias ensolarados que eu pensei que nunca acabariam
Tenho passado horas solitário quando eu poderia não encontrar um amigo
Mas eu sempre pensei que eu te veria de novo
Tenho andado pensando por um bom tempo
Meus arrependimentos tem batido de frente ao sol
Deus sabe quando o vento frio sopra
Isso te fará pensar
Bem, as horas, o tempo no telefone
Pra falar sobre coisas que talvez seriam,
doces sonhos e máquinas voadoras em pedaços no chão
Oh, tenho sentido fogo e chuva
Tenho sentido os dias ensolarados que eu pensei que nunca acabariam
Tenho passado horas solitário quando eu poderiam não encontrar um amigo
Mas eu sempre pensei que eu ainda te veria de novo, agora
Pensei que eu veria você mais uma vez de novo
Há poucas coisas em meu caminho ultimamente, agora
Pensei que eu veria você, pensei que veria seu fogo e sua chuva, agora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário