sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Creed - Higher

Creed é uma banda de post-grunge norte-americana formada em 1995 na cidade de Tallahassee, originalmente idealizada pelos amigos Scott Stapp (vocal) e Mark Tremonti (guitarra). O grupo anunciou um hiato em 2004. Mas em Abril de 2009, no entanto, o site oficial do Creed foi re-lançado, e um vídeo com nome "coming soon 2009" foi colocada na página inicial, o que confirma agora que a banda está de volta. O grupo já vendeu mais de 53 milhões de copias no mundo e 35 milhões só nos E.U.A., recebendo quatorze discos de platina. Com o 9º lugar alcançado pela banda na lista da Billboard dos artistas que mais venderam discos nas ultimas décadas, o Creed está entre as maiores bandas de rock das últimas décadas. Sendo vencedora como maior banda de rock dos anos 2000, numa lista de 18 artistas.

Em 27 de abril de 2009 o Creed anunciou que os quatro membros originais da banda original estão juntos de volta para uma turnê e lançaram um álbum no final de 2009, com o nome de Full Circle.


My Own Prison

O primeiro disco da banda sob o título de My Own Prison (Minha própria prisão) foi lançado em 1997. Mesmo sendo uma produção patrocinada pelos próprios integrantes da banda (que custou 6000 dólares, 4000 destes vieram do pai de Brian Marshall, o baixista), o disco conseguiu vender mais de 5000 cópias em menos de uma semana. Foi o bastante para chamar atenção da gravadora Wind-Up Records, que logo assinou o contrato e o disco foi restaurado digitalmente. Logo na primeira semana vendeu 50 000 cópias, o que chamou a atenção de muitos críticos. Para promover o álbum, a banda resolve fazer uma turnê pelo país, o que faz com que as músicas "Torn", "My Own Prison", "What's This Life For" e "One" cheguem nos primeiros lugares dos sucessos. Ou seja, o Creed conseguiu o que pouquíssimas bandas conseguem: estabelecer quatro sucessos em apenas um álbum.

Muitos dizem que tal sucesso fora estabelecido graças à mensagens com forte conteúdo espiritual das músicas. "What's This Life For", por exemplo, foi composta tendo como enfoque o suicídio de um amigo, Mark. E segundo Scott, "My Own Prison" foi criada às 5 horas da manhã depois de uma noite mal dormida.

Algo original do álbum, é que as letras, por mais melancólicas que pareçam, sempre trazem uma mensagem de esperança. Sobre esse aspecto, Mark Tremonti, co-autor das músicas declara: "Eu acho que é assim que nós somos. Apesar de tudo de ruim que já se passou em nossas vidas, nós vimos a luz no fim do túnel; nunca deixamos a esperança de lado, e sabíamos que havia um jeito de sair de onde estávamos". "Há tantas coisas que nós tratamos neste álbum", declara Scott Stapp, "questões governamentais, raciais, dúvidas próprias, auto-piedade, raiva e amargura".

A respeito da religiosidade das suas composições, Stapp respondeu: "As pessoas estão confundindo as coisas, achando que somos uma banda religiosa, mas nós não somos, é somente o que eu estava passando naquele momento. Eu estava me questionando, lidando com certos assuntos e indo contra todas as convicções que tinham me ensinado durante toda minha vida. É difícil para as pessoas entenderem isso porque elas são usadas, estando apenas em sujeição à religiões ou denominações".

Letra(tradução)

 Mais Alto

Quando sonho sou guiado para um outro mundo

Várias e várias vezes

Quando amanhece eu luto pra continuar dormindo

Porque eu não quero deixar o conforto desse lugar

Porque tenho um desejo, uma ânsia de escapar

Da vida que eu vivo enquanto estou acordado

Então vamos lá

Vamos fazer nossa fuga

Venha, vamos lá

Vamos perguntar se poderemos ficar?

Você pode me levar bem mais alto?

No lugar onde cegos vêem

Você pode me levar bem mais alto?

No lugar com ruas douradas

Eu gostaria que o nosso mundo mudasse

Isso me ajudapreciar

Aquelas noites e aqueles sonhos

Mas meu amigo, eu sacrificaria todas aquelas noites

Se pudesse fazer o mundo e os meus sonhos os mesmos

A única diferença seria

Fazer o amor substituir todo o nosso ódio

Então vamos lá

Vamos fazer nossa fuga

Venha, vamos lá

Vamos perguntar se poderemos ficar?

Você pode me levar bem mais alto?

No lugar onde cegos vêem

Você pode me levar bem mais alto?

No lugar com ruas douradas

Então vamos lá

Vamos fazer nossa fuga

Venha, vamos lá

Vamos perguntar se poderemos ficar?

Lá em cima sinto como se estivesse vivo pela primeira vez

Ainda lá em cima eu estou forte o suficiente

para pegar esses sonhos e torná-los meus (x2)

Você pode me levar bem mais alto?

No lugar onde cegos vêem

Você pode me levar bem mais alto?

No lugar com ruas douradas

Nenhum comentário:

Postar um comentário