sábado, 27 de abril de 2013

O Tempo Passa e as Aparências...Mudam


Aparência é o aspecto ou aquilo que se mostra superficialmente ou à primeira vista.

 Filosofia

Basicamente, há duas variedades de visões filosóficas sobre a relação entre realidade e aparência: a visão da aparência como tudo a que temos acesso cognitivo direto, típica do idealismo, e a visão da aparência como o aparecer da realidade, típica do realismo.


Imagens >  Selecionei alguns, Artistas do Rock, antes e depois, em suas trajetórias no passar do tempo.
 
 Ozzy Osbourne
 Steve Tyller
 Mick Jaeger
 Keith Richards
 David Bowie
 Axel Rose
 James Heatfield
 Charlie Watts
 Ronnie Wood
 Hole
 Alice Cooper
 Rod Stewart
Johnny Rotten
 Robert Plant
 Anie Lennox




 Idealismo

A relação entre aparência e realidade pode ser problematizada, pois é argumentável que só temos acesso a como as coisas aparecem, e nada do que aparece diz como as coisas são em si mesmas.

Por exemplo, a cada pessoa que está ao redor de uma mesa retangular, seu tampo aparece com um formato diferente. O lado mais próximo parece maior, o lado mais distante parece menor. A cada um parece que as bordas laterais do tampo formam uma linha que se encontra em um ponto distante (perspectiva). No entanto, a mesa tem um formato único, que não se modifica com nosso movimento, e que não muda por haver alguém observando. E as linhas das suas laterais são paralelas, não se encontram em um ponto distante. Assim, a mesa real não é como aparece, e o que aparece não é o que a mesa é.


Realismo

A relação entre aparência e realidade não é problemática, pois a aparência ou fenômeno é a apresentação das coisas a nós. Ao aparecerem a nós, as coisas se apresentam, de modo que, havendo aparência, usualmente há algo que aparece. As coisas podem se apresentar diretamente, ou através de indícios ou sintomas, ou pode ser apresentada uma propriedade que a coisa não tem.


Beleza humana

Características como simetria e corpos esbeltos são comumente privilegiadas na cultura ocidental, permeada por uma forte visão eurocêntrica.

A idéia de beleza humana é transmitida através da mídia, usando como exemplo os modelos e a maioria dos artistas famosos (ser magro, não ter acne e outras imperfeições, olhos azuis, pele bronzeada, etc).Muitas pessoas, principalmente adolescentes e mulheres mais jovens, tentam ter o corpo considerado perfeito, e acabam tendo várias doenças. Um exemplo clássico é a anorexia, mas também existem outras doenças, como a bulimia.

O que dirá, então, se além da questão espacial, estiver em questão o quesito temporal, de certo que o conceito sofrerá mudanças drásticas. Beleza é algo relativamente ligado ao tempo e ao espaço, isto é, variando de pessoa para pessoa e principalmente, de lugar para lugar. Brad Pitt e Angelina Jolie são símbolo de beleza em seu tempo, mas só são unanimidades em seu espaço ou localidade, isto é, no mundo ocidental.

Para Leonardo Da Vinci, o modelo de beleza foi traduzido pelo quadro Mona Lisa.

Para ele, e para o pensamento da época, uma mulher bela possuía um corpo que seria considerado como acima do peso nos dias de hoje; atualmente, o padrão de beleza é uma mulher mais magra. Percebe-se, assim, que o conceito de beleza é muito relativo, variando de acordo com o contexto histórico e temporal analisado.(Wikipédia)

Um comentário:

  1. O ser que supervaloriza a aparência, quando chega nessa fase pode cair em depressão. Acho que a própria vida vai nos ensinando a aceitar o que somos e nossa frágil natureza. Um dia olharemos no espelho e encontraremos um ser humano cansado, porém experimentado da vida. Linda postagem, me fez refletir.

    ResponderExcluir